Histórico da Competição

Counseling se inspirou na Brown-Monsten International Client Consultation Competition, que é a mais tradicional competição de relacionamento com clientes para estudantes de Direito do mundo.

Essa ideia de competição teve início nos Estados Unidos, quando o advogado e professor americano Louis M. Brown fundou a Client Counseling Competition em 1969. Em razão de seu sucesso, já em 1972 a competição foi abraçada pela American Bar Association, que contribui para seu desenvolvimento nas universidades americanas.

O movimento inspirou outros países de tal forma que em 1985 inaugurou-se a primeira Competição Internacional de Client Counseling, que desde então reúne anualmente os campeões nacionais de diversos países.

Em 1993, a competição internacional ganhou o nome de seu idealizador, tornando-se a Louis M Brown Client Counseling Competition.

Em 2010, houve a mudança de Client Counseling para Client Consultation, uma vez que sentiu-se que consultation reflete melhor a ideia da competição, e da relação advogado-cliente.  Além disso, a competição incluiu o advogado americano Forrest S. Mosten em seu nome, em razão de sua imensa contribuição para o crescimento da competição no cenário internacional. Assim, chegou-se, finalmente, a Brown-Monsten International Client Consultation Competition.

 

Em 2019, o Brasil foi à competição pela primeira vez na história com uma equipe da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, composta pelos alunos Letícia Bastos e Caio Tabet e os coaches Julian Cornelius e Camile Costa. O resultado foi inspirador: muito aprendizado, muitos contatos e a chegada às semi-finais, colocando o Brasil entre as 9 melhores equipes do mundo.

Após essa experiência, a equipe pioneira quis trazer este projeto para o Brasil, compartilhando aprendizados e desenvolvendo uma competição nacional. Assim, nasceu a Counseling, que terá sua primeira edição no Rio de Janeiro, em 13 de março de 2020.